Bolsonaro fica para 2034
A decisão do Senado de não votar a minirreforma eleitoral esta semana desagrada muita gente, mas prejudica em especial Jair Bolsonaro. O projeto mudaria a regra sobre inelegibilidade e permitiria que o ex-presidente se candidatasse novamente a qualquer cargo em 2030. Sem a votação, tudo fica como está e Bolsonaro só estará apto para a eleição de 2034.
O texto aprovado e depois emendado na Câmara dizia que o candidato considerado inelegível ficaria impedido de concorrer por oito anos, contados a partir da data da eleição em que cometeu a irregularidade. No caso de Bolsonaro, isso seria em outubro de 2030, então ele estaria apto a disputar.
Mas, como o Senado não votará o projeto, a regra permanece como está: os oito anos passam a contar a partir da data da condenação. Como Bolsonaro foi condenado em maio de 2023, a pena vale até 2031. A próxima eleição presidencial depois disso será em 2034.
O Senado teria de votar a minirreforma até o final desta semana, para que as regras valessem na próxima eleição. Mas o senador, Marcelo Castro (MDB-PI), que seria o relator da matéria, anunciou que não haverá tempo para discutir o assunto.