BLOG MÁRCIO ADRIANO NEWS

terça-feira, 4 de maio de 2021

A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE PODER 360.COM :

 

Pico de mortes era esperado, mas governo não atuou, diz especialista

Aumento de casos em março

Covid segue padrões sazonais

Ambulância e paciente no HRAN (Hospital Regional da Asa Norte), referência no tratamento da covid-19, em BrasíliaSérgio Lima/Poder360 - 31.mar.2020

 e 
04.maio.2021 (terça-feira) - 13h30

O novo pico da pandemia observado a partir de março de 2021 já era previsto pelos especialistas, mas o governo não se preparou como poderia com base em conhecimentos científicos. A opinião é do professor do Departamento de Estatística da UFF (Universidade Federal Fluminense), Márcio Watanabe.

O aumento de casos em março no Brasil e em outros países da América Latina era esperado. O poder público poderia ter planejado um aumento nos estoques de oxigênio e na disponibilidade de leitos para internação, por exemplo. Também poderia ter se adiantado no sentido de um distanciamento mais efetivo que não atrapalhasse tanto a economia”, afirma. Ele conduziu uma pesquisa que mostra que a covid-19 segue padrões de sazonalidade já observados anteriormente em outras doenças infectocontagiosas. O conceito ajudou os especialistas a preverem o recrudescimento da pandemia em certos períodos do ano. Eis a íntegra, em inglês (854 KB).

A sazonalidade é um efeito conhecido das doenças infecciosas. Existe um padrão na transmissão ao longo do ano, uma época do ano em que a doença se espalha com mais facilidade e outro período em que a transmissão é mais baixa. Esses padrões sazonais se repetem para a covid-19”, explica.

Para o pesquisador, entretanto, um dos fatores que pode ter atrapalhado a adoção de medidas mais eficazes é a quantidade de pesquisas científicas e projeções a respeito da pandemia. “A gente tem centenas de estudos publicados todos os dias, então acredito que às vezes é difícil para o poder público do mundo inteiro, inclusive para a OMS (Organização Mundial da Saúde), separar quais artigos eles devam usar para se orientar”, pontua.

Poder360 já mostrou que, na análise de mortes por data real, março chegou ao pico de mortes por covid-19 até agora.

Ainda é necessário confirmar a data real de mortes registradas nas últimas semanas de abril, mas com os dados pendentes, março segue com folga sendo o mês mais letal da pandemia. Foram 69.964 vítimas. Abril vem em 2º lugar, mas já tem cerca de 10.000 mortes a mais do que maio de 2020, o pior mês do ano passado, em meio à 1ª onda.

Considerando as mortes confirmadas, entretanto, abril é o mês mais letal da pandemia. Foram 82.266 registros feitos pelo Ministério da Saúde, com mais de 400 mil vítimas confirmadas.

https://www.poder360.com.br/coronavirus/pico-de-mortes-era-esperado-mas-governo-nao-atuou-diz-especialista/





Nenhum comentário:

Postar um comentário