BLOG MÁRCIO ADRIANO NEWS

domingo, 26 de junho de 2022

A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE TRIBUNA DO NORTE DE APUCARANA : FOTO SILVIA VILARINHO E ARQUIVO PESSOAL.

 https://tnonline.uol.com.br/noticias/vale-do-ivai/vale-do-ivai-veja-quais-sao-os-mais-estranhos-apelidos-dos-vereadores-657244?d=1

PATRIMÔNIO CULTURAL

Vale do Ivaí: veja quais 

são os mais 

estranhos apelidos

dos vereadores

Pinguinha, Lustroso, Carrinho, Língua Preta,

Toyota, Lambari, Parabólica, Bozó. 

Saiba a origem de alguns desses inusitados apelidos

Corte de cabelo da moda fez Valdecir virar Parabólica
Foto por Arquivo pessoal
Corte de cabelo da moda fez Valdecir virar Parabólica
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.06.2022, 12:30:00 Editado em 25.06.2022, 12:26:28


Uma Brasília perdeu a roda e ‘nasceu’ o Língua Preta   

Vale do Ivaí: veja quais são os mais estranhos apelidos dos vereadores

Nesse time de vereadores cujos apelidos viraram nomes, antes das risadas, um aviso: não me procurem pelo nome de batismo.

Agnaldo Alves Bueno, de Jardim Alegre, só existe quando falam que ele é o Língua Preta, vereador de terceiro mandato. Um dia, há uns 25 anos, ele estava no barbeiro, lotado. Ouviu o barulho de um carro velho. Era uma Brasília, batendo latas. “Eu ouvi aquele barulho e falei que aquilo ia acabar perdendo a roda. Na hora que passou no quebra-molas, não é que quebrou a roda mesmo! Ela caiu, rolou e bateu na porta do açougue. Na mesma hora, todo mundo que estava lá se olhou e riu até que alguém se se admirou: que língua preta hein”, lembra o vereador que, naquele dia, foi rebatizado. “Foi de bobeira”, diz, lembrando a coincidência. “Eu acho legal. Me divirto. Tem gente que não gosta de apelidos. Mas eu acho legal”. 

Corte de cabelo da moda fez Valdecir virar Parabólica   

 Corte de cabelo da moda fez Valdecir virar Parabólica



Corte de cabelo da moda fez Valdecir virar Parabólica

Valdecir Antonio Morschheuser também é vereador em Jardim Alegre e é mais famoso pelo apelido. Pelo nome, poucos vão encontrá-lo. O agricultor é conhecido como Parabólica. “A orelha ajudou”, explica. Ele mora no assentamento 8 de Abril. Em 96, quando participou de um acampamento dos trabalhadores rurais sem-terra, em Ibema, no Oeste do Estado, se inspirou num jogador famoso da época, Paulo Nunes, e deixou o cabelo loiro crescer. E raspou a parte de baixo, tipo undercut. “Parecia aquele cabelo de surfista. Eu cortei daquele jeito. Com o corte, a orelha acabou chamando a atenção. Alguém me chamou de Parabólica”, lembra. Pior, ele ficou bravo e nos primeiros dias sempre respondia dizendo que tinha nome, na esperança que não o chamassem mais de Parabólica. Ele ainda não sabia que havia sido rebatizado também.

“Não teve jeito. Pegou. Hoje sou conhecido como Parabólica. Se chegar em Godoy Moreira, no assentamento ou em Jardim Alegre, e perguntar pelo Parabólica me acha fácil. Até a polícia me conhece”, ri o vereador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário