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quarta-feira, 29 de maio de 2024

A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE APP SINDICATO DOS PROFESSORES DO PARANÁ :

 https://appsindicato.org.br/projeto-parceiro-da-escola-so-trouxe-retrocessos-nas-duas-escolas-em-que-foi-implantado/

Projeto Parceiro da Escola só trouxe retrocessos nas duas escolas em que foi implantado

Relato de professor PSS que participou de todo o processo de aprovação e implantação do projeto revela os danos da iniciativa.

Promessas de estabilidade no emprego e possibilidade de altos salários motivaram professores(as) PSS da rede pública estadual a aderir ao projeto Parceiro da Escola em 2022. No final do ano seguinte, eles(as) perceberam que haviam caído no conto do vigário, após serem demitidos sem justificativa. 

Decepções

Depois da aprovação do projeto no Aníbal Khury começaram as decepções. “As empresas, que vieram de fora, de São Paulo e Minas Gerais, trouxeram professores de lá. Então comecei a perceber que ter esses professores atuando na escola era contrário ao que haviam prometido para nós, que teríamos aulas garantidas”, recorda Mosko.

De fato, depois que a empresa assumiu a gestão da escola, não houve aula disponível para Mosko. Ele foi transferido para outra escola em que o modelo foi aprovado, o Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais.

Em pouco tempo no Anita Canet, Mosko já pode perceber os retrocessos no modelo anunciado como inovador. A hora-atividade, fundamental para a qualidade do ensino e aprendizagem, foi reduzida drasticamente. “A cada oito aulas dadas você tem uma hora-atividade, diferente do PSS, em que a cada três aulas você tem uma hora atividade”, relata Mosko.

Outro retrocesso é a contratação de tutores(as) para atuar como professor(a) em sala de aula. “Eles pagam bem menos para um monitor, em torno de R$ 1,3 mil. Com isso estão deixando de pagar para um professor formado. E pasmem: a maioria desses monitores ainda está estudando, ou seja, seriam estagiários, mas atuam como professores em sala de aula”, denuncia.




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