Supersticiosos apostam em rituais para atrair prosperidade ao novo ano
Por Cindy Santos, TNOnline
Muitos supersticiosos apostam em pequenos rituais no dia 31 de dezembro para atrair prosperidade ao novo ano. A lista de simpatias inclui usar roupa branca, pular sete ondinhas, guardar sementes de uva ou romã na carteira, dentre outras. A coordenadora pedagógica Mara Mattos 52 anos, leva sua superstição a sério e confia que o ritual garante paz, amor e prosperidade. “Uso uma roupa branca e uma lingerie nova. Não como frango na ceia de réveillon também, porque é um animal que cisca para trás. Somente peixe que nada para frente ou porco que fuça para frente”, explica.
A funcionária pública Diva Navas procura sempre usar branco para ter paz além de conservar 12 sementes de uva na carteira para atrair dinheiro. “Também como lentilhas para ter prosperidade”, revela.
E a aposentada Maria José Guimarães 71 anos, usa roupas novas no Réveillon desde os 15 anos, por influência da mãe. “Neste ano vou usar a cor amarela para atrair dinheiro”, afirma.
Para a consultora de imagem e estilo Thálita Coelli, de Arapongas, de fato as cores simbolizam sentimentos e sensações. “A tradição surgiu porque as cores transmitem mensagens. As cores mexem com a gente e despertam sensações”, afirma.
Segundo a consultora, as cores ideais para comemorar a chegada de 2020 são a azul e branca. “Juntas essas cores representam prosperidade. Azul serenidade e branco renovação, tudo que precisamos para 2020”, conclui.
No entanto, para muitas pessoas a escolha de uma cor de roupa para usar na passagem de ano não é uma preocupação. “Para mim a cor da roupa não significa nada. Na virada em uso a roupa que eu me sentir melhor”, afirma a professora Franciele Oliveira.
Assim como Franciele, a professora Karen Hofiman também não é supersticiosa. “Não acredito que a cor influencie em alguma coisa. Mas eu gosto de comprar roupas novas para a virada de ano, para ficar bem arrumada”, comenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário