A reação do Ocidente, liderada por Joe Biden, tem sido a melhor possível desde o início da invasão da Rússia à Ucrânia na semana passada. As sanções não são leves, como as impostas por Barack Obama após a anexação da Crimeia em 2014. Desta vez, estão à altura da agressividade de Vladimir Putin e possuem a capacidade de estrangular a economia russa. Mostrou força.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE BRASIL 247.COM :
Tribunal Penal
Internacional abre
investigação sobre
crimes de guerra na
Ucrânia
Grupos de direitos humanos alegaram violações da lei internacional de crimes de guerra, incluindo o ataque a civis
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE DIÁRIO CENTRO DO MUNDO :
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/ex-miss-ucrania-foto/
Com armas nas mãos, ex-miss Ucrânia incentiva população a ir à guerra .
A FONTE A INFORMAÇÃO SITE REVISTA FÓRUM :
Imprensa russa trata
Bolsonaro como aliado de
Putin
Falas de Bolsonaro sobre a Rússia feitas neste domingo repercutiram de forma positiva no país governado por Vladimir Putin
A FONTE DA INFORMAÇÃO REVISTA FÓRUM :
POLÍTICA INTERNACIONAL
Bolsonaro se irrita com
cobrança sobre Ucrânia:
"Não
tenho o que conversar"
Diplomata ucraniano criticou Bolsonaro e disse que ele deveria conversar com Volodymyr Zelensky
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE BRASIL 247.COM :
Zelensky ataca a
Rússia e diz que
quem compra
produtos russos
ajuda a matar
ucranianos
O presidente ucraniano também disse que um estado que comete crimes de guerra contra civis não pode ser membro do Conselho de Segurança da ONU
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE METRÓPOLES :
https://www.metropoles.com/brasil/guerra-russia-ucrania-afeta-brasil-e-plano-eleitoral-de-bolsonaro
Guerra Rússia-Ucrânia afeta Brasil e plano eleitoral de Bolsonaro
Região onde ocorre o conflito entre russos e ucranianos é a maior fornecedora de fertilizante químico para o Brasil
A importação de fertilizantes – fundamental para a produção agrícola do país – e de tecnologias também poderá ser afetada, e o governo federal terá de se mexer em busca de alternativas, caso as sanções norte-americanas e europeias estrangulem o fornecimento.
Em última instância, tudo isso poderá gerar reflexos nos planos do presidente Jair Bolsonaro (PL) para as eleições de 2022, avaliam especialistas ouvidos pelo Metrópoles. O chefe do Executivo federal pode não se posicionar publicamente sobre a guerra declarada pelo aliado russo Vladimir Putin, a quem manifestou solidariedade na semana passada, mas a potencial elevação dos preços no mercado ameaça ter impacto direto sobre o bom humor dos eleitores.
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE BRASIL 247.COM :
https://www.brasil247.com/brasil/nao-tenho-o-que-conversar-com-zelensky-diz-bolsonaro
“Não tenho o que
conversar com
Zelensky”, diz
Bolsonaro
"Alguns querem que eu converse com Zelensky, o presidente da Ucrânia, eu, no momento, não tenho o que conversar com ele", disse Jair Bolsonaro
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE BRASIL 247.COM :
Diplomata ucraniano
rebate crítica de
Bolsonaro sobre
Zelensky e diz que
país espera mais
apoio do Brasil
Representante da embaixada da Ucrânia diz que Zelensky e Bolsonaro estavam mantendo contato até começar a guerra, mas não ofereceu ajuda depois do ataque russo
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE O GLOBO :
Queda do rublo provoca corrida a agências bancárias, e filial europeia do maior banco russo pode quebrar
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE O GLOBO :
Reação do Ocidente à invasão tem sido a melhor possível
Por Guga Chacra
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE REVISTA ISTOÉ :
https://istoe.com.br/eua-nao-viram-movimentos-nucleares-concretos-na-russia-segundo-pentagono/
EUA não viram movimentos nucleares ‘concretos’ na Rússia, segundo Pentágono
Os Estados Unidos disseram nesta segunda-feira (28) que não detectaram nenhuma mudança “concreta” na posição nuclear da Rússia desde que Vladimir Putin colocou suas forças de dissuasão atômica em alerta.
“Ainda estamos monitorando e acompanhando a questão muito de perto”, disse um alto funcionário do Pentágono a repórteres, um dia após o anúncio do presidente russo. “Não acredito que vimos nada de concreto como resultado de sua decisão. Pelo menos não por enquanto”, acrescentou.
O funcionário reconheceu que era “difícil saber o que estava por trás da ordem de Putin”. Mas “o simples fato de mencionar” ou “ameaçar” com um “uso de forças nucleares” é “inútil e representa uma escalada significativa” na invasão à sua vizinha Ucrânia, lamentou, reafirmando que a Otan “nunca” ameaçou a Rússia.
No domingo, Belarus, aliada da Rússia, realizou um referendo que elimina a obrigação de que a ex-república soviética permaneça uma “zona livre de armas nucleares”.
As potências ocidentais denunciaram essa medida, que acreditam permitir que Moscou transfira armas nucleares para Belarus, outro vizinho da Ucrânia e que também faz fronteira com vários países da Aliança Atlântica.
Quando perguntado se movimentos desse tipo foram observados, o funcionário do Pentágono respondeu que “não”.
Ele também assegurou que, no momento, não há evidências de que haja soldados bielorrussos na Ucrânia como reforço das forças russas.
“Até onde sabemos, as forças que entraram na Ucrânia são todas russas”, disse ele, acrescentando que Moscou levou para o território ucraniano “quase 75%” das forças de combate concentradas na fronteira nos últimos meses.
A FONTE DA INFORMAÇÃO REVISTA FÓRUM :
Após ameaça da Rússia,
Finlândia envia armas à
Ucrânia
Decisão do governo finlandês, que tem histórico de neutralidade, vem após a chancelaria russa ameaçar o país vizinho com "resposta" em caso de alinhamento à Otan; Alemanha e Holanda também armaram a Ucrânia
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE BRASIL 247.COM :
Presidentes de 8
países da UE pedem
negociações
imediatas para
entrada da Ucrânia
no bloco
Outros países já declararam apoio às pretensões ucranianas, em meio a crise que o país atravessa
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE BRASIL 247.COM :
Imagens de satélite
mostram comboio
russo de 27 km
avançando para Kiev
Comboio consiste em blindados, tanques, artilharia rebocada e outros veículos logísticos
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE BRASIL 247.COM :
https://www.brasil247.com/mundo/ucrania-diz-que-mais-de-4-500-soldados-russos-foram-abatidos
Ucrânia diz que mais
de 4.500 soldados
russos foram
abatidos
A quantidade é referente ao número de soldados russos mortos ou feridos desde o início da ação militar da Rússia em solo ucraniano
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE DIÁRIO CENTRO DO MUNDO :
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/jogador-ucrania-bolsonaro/
Jogador tenta fugir da Ucrânia e cobra Bolsonaro: “O que você vai fazer?”
A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE BRASIL DE FATO : E LINK DISPONÍVEL PARA ANÁLISE JORNALÍSTICA .
EM MEIO À GUERRA
Folga do presidente revolta redes e tag #BolsonaroVagabundo entra na lista das mais mencionadas
Vídeo mostra Bolsonaro festejando em embarcação de luxo, enquanto Brasil patina ao se posicionar sobre crise na Ucrânia
No início da tarde desta segunda-feira (28), a expressão #BolsonaroVagabundo entrou na lista das dez hashtags mais comentadas por brasileiros e brasileiras no Twitter. A reação foi provocada por imagens do presidente da República de folga no litoral paulista, causando aglomerações e dançando com um grupo de pessoas em um iate de luxo.
Ele foi muito criticado pelos posicionamentos e afirmações em relação ao conflito militar que atinge a Ucrânia e por informações desencontradas sobre a conversa que teria tido com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
No domingo (27), durante entrevista coletiva, Bolsonaro disse que o Brasil terá postura neutra para não “trazer as consequências do embate para o país". Ao ser perguntado se a decisão está relacionada à proximidade que tem como o presidente russo, Vladimir Putin, ele preferiu tecer comentários sobre as habilidades do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“Eu acho que o povo confiou nele para traçar o destino de uma nação. Confiou a um comediante o destino de uma nação. Ele deve ter equilíbrio, segundo a população ucraniana, para tratar desse assunto."
O fato de Bolsonaro ter escolhido passar o carnaval de folga na praia, em meio à crise que envolve os dois países europeus e que mobiliza o mundo todo foi mal visto por internautas. No último dia 16, Bolsonaro se encontrou com Putin e disse que externou apoio a nações que buscam a paz. Na ocasião, o brasileiro negou que tenham tratado sobre a Ucrânia.
Também nesse domingo (27), no entanto, ele deu detalhes diferentes sobre o encontro, disse que Putin "falou alguma coisa sobre a Ucrânia", mas que ia manter os termos da conversa em segredo. Segundo Bolsonaro, o principal tema tratado foi a comercialização de fertilizantes entre Rússia e Brasil.
Edição: Rodrigo Durão Coelho