segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

A FONTE DA INFORMAÇÃO FOLHA DE SÃO PAULO E CONTEÚDO RELACIONADO WIKIPÉDIA :

RÚSSIA INTENSIFICA ATAQUES NA UCRÂNIA, E ONGS APONTAM USO DE BOMBAS DE FRAGMENTAÇÃO.

https://www.folha.uol.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bomba_de_fragmenta%C3%A7%C3%A3o


 

Bomba de fragmentação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bomba de fragmentação para demonstração: seção de ogiva de MGR-1 Honest John contendo projéteis M134 GB (Sarin).
Um B-1 Lancer americano lançando suas bombas de fragmentação

Bomba de fragmentação (em inglêscluster bombs ou cluster munitions) é um artefato explosivo que, quando acionado, libera uma certa quantidade de projéteis ou fragmentos menores, com a finalidade de causar grande número de vítimas, já que, além da concussão causada pela explosão em si, os fragmentos são lançados a alta velocidade em todas as direções, provocando ferimentos graves ou mesmo mortais dentro de uma grande área. Seu efeito sobre uma tropa é devastador: além dos mortos e feridos, causa um pânico generalizado, devido exatamente à sua crueza e brutalidade.

Pode ser usada também contra outros alvos - veículos, linhas de transmissão e abrigos - e lançada a partir do ar, do solo. Pode também ser usada como mina terrestre. A médio prazo, causa ferimentos e morte nas populações civis.

A definição de armas de fragmentação inclui toda munição, como granadasfoguetes e bombas, que contenha um grande número de bombas menores que, ao serem lançadas, espalham-se sobre uma grande área. Esses pequenos explosivos podem permanecer intactos por muitos anos (munição não detonada) e representam um perigo iminente para a população, podendo causar mutilações ou mortes no momento em que explodem. A maioria das vítimas é civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário