Coronavírus no Brasil: 12 casos suspeitos são investigados
Subiu para 12 o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil. Conforme o Ministério da Saúde, seis novas suspeitas passaram a ser investigadas nesta sexta-feira (31), enquanto três casos foram descartados. Ontem (30), a OMS declarou emergência global.
O Paraná ainda aparece na lista de casos investigados divulgada nesta sexta (31) pelo Ministério da Saúde. No entanto, as duas suspeitas em Curitiba já foram descartadas pelas secretarias do estado e do município.
Conforme o Ministério da Saúde, a pasta deve ser reunir com as secretarias estaduais na semana que vem para alinhar a metodologia de divulgação dos resultados. Assim, o governo federal espera minimizar o desencontro das informações oficiais.
O balanço mais recente leva em consideração os dados coletados até 12h desta sexta-feira (31).
CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS NO BRASIL
- São Paulo: 7
- Rio Grande do Sul: 2
- Paraná: 1 (descartado pela SMS)
- Santa Catarina: 1
- Ceará: 1
VÍRUS CIRCULA EM 26 PAÍSES
Identificado em Wuhan, na China, o Novo Coronavírus já matou mais de 200 pessoas no país asiático. Em todo o mundo, conforme a OMS, quase 10 mil pessoas foram infectadas.
Os casos mais graves se restringem a cerca de 1,3 mil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Até o momento, o coronavírus já foi identificado em 26 países diferentes.
O QUE É O CORONAVÍRUS?
O Novo Coronavírus teve seu epicentro em Wuhan, na China. O vírus se trata de uma mutação da conhecida família de coronavírus, responsável por outras doenças que foram consideradas emergências globais, como Sars e Mers. O primeiro caso da atual transmissão foi identificado no dia 7 de janeiro. No dia 11, um mercado de frutos do mar de Wuhan foi apontado como o ponto de partida da nova infecção.
Assim como outras viroses, o coronavírus pode ser transmitido entre seres humanos pelo ar (tosses e espirros) ou pelo contato com objetos contaminados. O vírus pode se disseminar pelo ar e coloca em risco pessoas imunidade debilitada. Ainda não há um remédio específico para combater o vírus.
O coronavírus tem período de incubação entre dois e sete dias, podendo chegar a 14 dias em alguns casos. Os sintomas se parecem com os da gripe ou resfriado comum: tosse, febre e dificuldade para respirar. Nos casos mais graves, a doença pode evoluir para pneumonia ou síndrome respiratória aguda grave.
Nenhum comentário:
Postar um comentário