Estudantes do Colégio Estadual Cristóvão Colombo, no município
de Jardim Alegre, no Vale do Ivaí, encerram 2020 com uma
grande conquista. O grupo concluiu o projeto Historiadores
em Construção, que envolveu a produção de um livro sobre
as origens das famílias que habitam a cidade. Mais de
45 alunos dos ensinos Fundamental, Médio e da Formação
de Docentes participaram.
A iniciativa foi uma proposta da professora Rosângela Mendonça,
por meio da disciplina de História. O que moveu a educadora
foi a reivindicação dos moradores da cidade e, também,
a oportunidade de melhorar a escrita dos estudantes.
“Identificamos uma dificuldade na área de produção e interpretação
de texto dos alunos, desde o conselho de classe de 2017.
Também havia o interesse dos moradores de Jardim Alegre
para que fosse escrita a história do muncípio”, explica.
A ideia foi que cada um dos estudantes pudesse trabalhar
tanto com pesquisa documental como com entrevistas.
“Foi dada a oportunidade para que o aluno iniciasse
no campo da pesquisa, tendo como objeto a
própria história familiar”, explica a professora.
O resultado foi o livro “Historiadores em construção:
mosaico das famílias que compuseram e compõem
o cenário demográfico de Jardim Alegre”, uma produção
com mais de 200 páginas e 13 produções textuais.
Meiryelle Lnortovz foi uma das integrantes do projeto.
Ela é descendente de um dos pioneiros de Jardim Alegre
e descobriu o fato justamente durante as pesquisas para o livro.
“Descobri com essa pesquisa que meu bisavô foi pioneiro daqui
e que meu avô foi o primeiro pastor de uma das igrejas de Ivaiporã.
Ainda descobri bastante sobre a minha linhagem japonesa, desde
a imigração como colonos até a conquista que fez deles
proprietários de terras”, conta a aluna.
Para a jovem, ser parte de um importante ponto da história local
é um grande privilégio. “Gostei de descobrir mais sobre as minhas
origens, é uma sensação incrível. Não foi nada fácil, pois tivemos
bastante trabalho, mas é algo que contribuiu muito para o meu
crescimento pessoal, profissional e familiar”. Outro estudante que
participou ativamente do projeto é Ítalo Costenari, que relata a
dificuldade inicial. “Participar do livro foi uma experiência incrível
que a gente teve. No começo foi bastante difícil, mas tivemos
o suporte da professora. Começou pedindo a nossa biografia,
depois fomos levantando a história da nossa família por meio
do questionário que ela disponibilizou, além de pesquisa
em certidões de nascimento, casamento e óbito”, comenta.
Ítalo também gostou de ser parte do livro por conta do que aprendeu
durante o processo. “Foi um grande aprendizado, não só na
área da escrita, mas também sobre a história de cada um.
Descobrimos coisas que não imaginávamos sobre nossos pais,
avós e antepassados. Agora sabemos de onde viemos,
de onde nossas famílias vieram, e isso é muito bom”.
A professora Rosângela destaca também como o objetivo de
aprimorar as técnicas de escrita foi alcançado.
“Enquanto professora orientadora do projeto, eu fiz o papel de
estimulá-los. Foi importante reconhecer, valorizar e parabenizar
conforme as etapas iam sendo vencidas, além de incentivá-los
para as próximas”, disse.
O livro “Historiadores em construção: mosaico das famílias que
compuseram e compõem o cenário demográfico de Jardim Alegre”
ainda não tem data certa para publicação, mas a ideia é que seja
lançado no primeiro semestre de 2021.
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