Faxinal e Grandes Rios registraram um alto consumo de água nesta segunda-feira (27). Os reservatórios de ambas as cidades estão com níveis críticos nesta tarde e população precisa fazer uso racional da água, priorizando alimentação e higiene pessoal, informou a Sanepar.
A região está em estado de alerta devido à falta de chuvas regulares, as temperaturas mais elevadas e o consequente aumento no consumo de água. Com a estiagem, os mananciais de abastecimento estão apresentando redução de sua vazão de produção, e não há perspectiva de precipitações representativas nos próximos dias na região. Com isso, neste momento, é fundamental a colaboração de toda a população no uso econômico da água.
A orientação é para que a água tratada seja priorizada para a alimentação e higiene pessoal. As limpezas mais pesadas, como lavagem de carros, calçadas e fachadas, devem ser adiadas até que a situação se normalize. Reutilize a água da lavagem e enxágue de roupas. Reduza o tempo no banho. Ensaboe a louça, faça a barba e escove os dentes sempre com a torneira fechada. Verifique torneiras pingando e vazamentos em seu imóvel.
Conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é importante que todos os imóveis tenham reservatórios. A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário