BLOG MÁRCIO ADRIANO NEWS

segunda-feira, 27 de julho de 2020

A FONTE DA INFORMAÇÃO SITE CIDADE VERDE :

E A POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA A OPERAÇÃO TOPIQUE QUE SIGNIFICA DESVIOS DE RECURSOS PÚBLICOS NA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ.



A  Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (27) a terceira fase da operação Topique. Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Teresina e em Brasília. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal no Piauí e o trabalho acontece com apoio da Controladoria-Geral da União e o Ministério Público Federal.
Em Teresina, os agentes da Polícia Federal cumprem os mandados na sede da Secretaria Estadual de Educação, no setor de pregões. 
As ações de hoje dão continuidade às investigações formalizadas nas operações Topique e Satélites, ocorridas em agosto de 2018 e em setembro de 2019 para investigar os crimes de organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes de licitação praticados no âmbito da Secretaria de Educação do Estado do Piauí.
Segundo as investigações, entre os anos de 2015 e 2016, agentes públicos da cúpula administrativa da SEDUC se associaram a empresários do setor de locação de veículos para o desvio de, no mínimo, R$ 50 milhõesde recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica - Fundeb - e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar - PNATE.  
Mesmo após duas fases ostensivas da operação, de acordo com a PF, o Governo do Estado do Piauí mantém contratos ativos com as empresas participantes do esquema criminoso que totalizam o valor de R$ 96,5 milhões de reais, celebrados entre os anos de 2019 e 2020.

A Polícia Federal convocou uma entrevista coletiva para às 10h30 para apresentar os detalhes da terceira fase da operação Topique. A coletiva acontecerá por meio de videoconferência, por conta do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc) informou que "está colaborando plenamente com a investigação em curso da Polícia Federal e sempre se colocou à total disposição dos órgãos de controle para esclarecer quaisquer questionamentos, visando a transparência e o correto funcionamento da administração pública". 



Natanael Souza (Com informações da Polícia Federal)
Redacao@cidadeverde.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário