Uma das cenas mais impressionantes causadas pelo “ciclone bomba” – fenômeno meteorológico formado por fortes rajadas de ventos de chuvas, que atingiu os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná ao longo da terça-feira (30) – é a de um destelhamento em um condomínio de Curitiba . Em questão de segundos, os telhados blocos 1 e 2 do conjunto Vila Velha, no bairro Campo Comprido, foram destruídos.
No momento da queda dos destroços, outra imagem marcante: um homem, que visitava um dos moradores, por pouco não é atingido. Desesperado, ele corre para um dos corredores entre os blocos para fugir da chuva de escombros.
“Por uma questão de poucos passos ele não morreu” relata o síndico Adesil Marçal Nassar dos Santos, que administra o prédio há seis anos. Por conta dos transtornos causados no local e pela alta demanda de chamadas e reclamação dos moradores, Santos conta que não conseguiu saber quem era o homem, e em qual apartamento ele estava indo no momento.
As telhas e os beirais de madeira da estrutura se espalharam por boa parte da extensão do condomínio e atingiram os vidros de diversos apartamentos. Motos e carros também tiveram danos. Segundo Santos, nenhum morador ficou ferido ou desabrigado. A Defesa Civil esteve no local na tarde desta quarta-feira (1) para vistoria, e não há perigo ou danos na estrutura. Não foi necessário evacuar os apartamentos. O seguro do prédio foi acionado para realizar os reparos - enquanto isso, uma lona será instalada sobre a laje.
Telhado do prédio ficou completamente destruído depois dos ventos Foto: Reprodução
Pouco antes do momento em que os blocos foram destelhados, Santos atendia um dos moradores dentro do condomínio, quando ouviu um forte estrondo, parecido com uma explosão. As mensagens dos condôminos não paravam de chegar no seu celular. “As pessoas ficaram muito assustadas, vários vidros foram quebrados. Nunca passei por uma situação dessa, foi horrível”, disse. Com a diminuição da velocidade dos ventos e sem chuvas, os moradores e funcionários do Vila Velha fizeram um mutirão para tirar os destroços das áreas comuns e vedar as janelas quebradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário