CEBI-PR divulga nota de repúdio à militarização de escolas no Paraná
Instituição destaca que sistema de ensino militarizado “coíbe a liberdade de ser e de raciocinar”O Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos do Paraná (CEBI-PR) divulgou nesta sexta-feira (30) uma nota de repúdio ao programa instituído pelo governador do Paraná, Ratinho Junior, e pelo empresário Renato Feder, secretário da Educação, para militarizar mais de 200 escolas da rede pública estadual.
A instituição destaca que este sistema de ensino “coíbe a liberdade de ser e de raciocinar como também de desenvolver o senso crítico dos jovens, transformando-os, no futuro, em meros serviçais”.
O CEBI também enfatiza que “a função da educação cabe aos educadores, os quais são preparados para isso, nada contra os militares, mas a função destes é outra, ou seja, proteger, zelar pelos bem estar dos cidadãos”.
Confira a íntegra do documento.
Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos do Paraná
NOTA DE REPÚDIO!
Nós, do CEBI PR – Centro de Estudos bíblicos, repudiamos veemente as atrocidades que vem sendo impetradas pelo Governo e autoridades paranaenses no que diz respeito a militarização da educação. Primeiramente, porque é uma propaganda enganosa, que faz parecer aos pais e professores desavisados de que é uma preparação aos jovens e adolescentes para seguir a carreira militar, enquanto, na verdade, é uma forma de domínio repressivo das instituições de ensino.
Conhecemos este sistema, que coíbe a liberdade de ser e de raciocinar como também de desenvolver o senso crítico dos jovens, transformando-os, no futuro, em meros serviçais. Queremos esclarecer que a função da educação cabe aos educadores, os quais são preparados para isso, nada contra os militares, mas a função destes é outra, ou seja, proteger, zelar pelos bem estar dos cidadãos.
Portanto, vivemos num país democrático com alguns direitos garantidos e gostaríamos que eles fossem respeitados, e a cada um seja garantida sua profissão. Aos militares da reserva, voltem para suas casernas, pois existem centenas de frentes e problemas sociais a serem implementados a quem quiser ocupar seu tempo de forma digna. E a Educação aos educadores.
Pelo CEBI PR: Alceu José Facco e Wânia Scarpetto
Nenhum comentário:
Postar um comentário