CORONAVÍRUS: MOBILIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL GARANTE 100 LEITOS DE UTI NO RIO
Campanhas viabilizam socorro a unidades de saúde públicas e compra de insumos; um dos projetos já arrecadou mais de R$ 12 milhões para a adaptação dos dois andares do Hospital do Fundão
O enfrentamento à Covid-19 expôs a fragilidade da rede pública hospitalar para atender a crescente demanda de vagas para pacientes graves no Rio de Janeiro. Nessa corrida para ativação de leitos de UTI, a sociedade civil se coloca como aliada de última hora do poder público. Campanhas virtuais já garantiram arrecadação suficiente para a criação de 40 novas vagas para tratamento intensivo no Hospital Universitário Pedro Ernesto e outras 60 no Hospital Clementino Fraga Filho, da UFRJ. Doações de insumos e EPIs também fazem parte da lista de boas ações.
Com iniciativa de entidades sem fins lucrativos e o apoio da plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria, o Hospital do Fundão terá um salto substancial no número de vagas em UTI, aumentando de 16 para 76. Dois andares já estão sendo adaptados para receber os 60 novos leitos, que devem ser completamente ativados na primeira quinzena de maio.
A campanha, que recebe o nome de União Rio, já arrecadou quase R$ 12 milhões, que serão empregados na adaptação dos dois andares da unidade, além da compra dos equipamentos de UTI e contratação de pessoal por dois meses, tempo necessário para o que SUS assuma a gestão.
"Começamos com o plano de criar 50 leitos, mas com a adesão popular, conseguimos aumentar em 20% e teremos 60 leitos", conta Pedro Werneck, presidente do Instituto da Criança, que ficará responsável pela destinação dos recursos e prestação de contas.
Além do Instituto da Criança, a campanha é formada pela articulação de outras três entidades sem fins lucrativos relevantes no Rio de Janeiro: Instituto Desiderata, Instituto Phi e Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). A meta inicial era de R$ 5 milhões e foi batida em três dias. Em pouco mais de uma semana, o grupo caminha a passos largos rumo à terceira meta, de R$ 15 milhões.
Na plataforma Benfeitoria, estão no ar mais de 200 campanhas relacionadas ao Coronavírus no ar. Elas estão agrupadas no canal Rede de Apoio - Covid-19
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