Coronavírus perto de 1 milhão de casos oficiais em todo o Mundo.
A pandemia do novo coronavírus deve atingir a marca de 1 milhão de casos confirmados no mundo nesta quinta-feira, dia 2, ou no máximo até amanhã, 3. “É provável que cheguemos a essa marca entre hoje e amanhã”, disse o físico Roberto Kraenkel, professor do Instituto de Física Teórica da Unesp que trabalha com modelos matemáticos ligados à epidemiologia. Ele analisou a evolução dos números divulgados pelo Centro de Recursos de Coronavírus da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, que compila dados de casos confirmados no mundo inteiro.
Nesta semana, o número de novos casos da covid-19 tem crescido a um ritmo de mais de 60.000 por dia. Até a manhã desta quinta-feira, a base de dados da Universidade John Hopkins registrava quase 950.000 casos confirmados no mundo. Esse número incluía cerca de 47.000 mortos e 193.000 pacientes já recuperados da doença.
De acordo com o site Worldometer, que atualiza os números em tempo real com base em relatórios oficiais dos governos e em outras fontes públicas, do total de pacientes ainda infectados, 95% apresentam sintomas considerados leves e 5% estão em condições críticas.
O novo coronavírus já atingiu moradores de 203 países e territórios ao redor do mundo. O número de casos confirmados vem crescendo de forma exponencial. Desde o início da pandemia na China, no fim de dezembro, foram necessários pouco mais de dois meses para o mundo bater a marca de 100.000 casos confirmados – número atingido no dia 6 de março. Esse total dobrou em 12 dias (200.000 casos em 18 de março) e agora está crescendo mais cinco vezes em apenas 15 dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário